-
Deus é bom?
- Depende!
-
Depende? como assim depende? Deus é bom sim.
Então, depende do momento que a pessoa está passando e a hora que esta pergunta é feita a ela.
(?????)
Calma, vou explicar:
Pergunte se Deus é bom para o meu pai, no leito de um hospital, todo definhado por causa de um câncer que o acometeu sem precedente. Câncer este que foi matando aos poucos até lhe tirar toda sua vida.
Pergunte se Deus é bom para um morador de rua, que por intempéries da vida está jogado na sarjeta e se tornou alguém (ou "algo") invisível para a sociedade.
Sem falar de Isaque (filho de Abraão) que seria morto pelo próprio pai em sacrifício a Deus que ele servia (imagine vc deitado sobre um altar de pedras, amarrado e vendo a lâmina sendo levantada), sem ter feito nada (e mais, ele era o filho que Deus tinha prometido para Abraão).
E Paulo? que foi preso, açoitado, naufragado, perseguido e isto tudo por causa e pelo evangelho de Cristo.
As situações adversas (que são inúmeras) em nossas vidas, nos fecham os olhos para responder esta pergunta: "Deus é bom?"
Quem sabe no momento, descrito acima, de Izaque, ele teria respondido:
“-
Deve ser bom para o papai, mas para mim, AGORA, neste momento....huuummmmmm... complicado.”
É exatamente este o ponto crucial desta questão, as circunstâncias.
Se fecharmos os olhos e a mente para um momento fixo e único de grandes problemas e dificuldades, fica muito difícil de responder esta pergunta com um simples e perfeito SIM.
Não sejamos hipócritas, quando a dor é muito grande, não só em mim ou em você que compartilha da mesma fé Cristã, a resposta pode sair diferente do SIM.
Pode sair um DEPENDE, ou até mesmo um "não pra mim".
O problema é que o olhar fica no momento em que se está passando, isolado, e não é assim que se deve analisar para responder esta pergunta.
Primeiro, há que se avaliar uma vida inteira, e isto não é feito de uma hora para outra, mas sim numa análise de anos.
Ao a responder esta pergunta, devemos analisar se não houve um cordeiro no meio da mata (Isaque), ou se aquilo que se prometeu não foi realmente cumprido.
"Deus é bom?" é uma pergunta que não se responde simplesmente pensando no agora.
Segundo, e não menos importante, não podemos nos esquecer que a BONDADE de Deus faz parte de sua essência, Ele é BOM e ponto final.
Mas nós, seres humanos que somos, queremos "sentir" isto, e muitas vezes não é possível no momento.
Queremos andar pelas ruas sorrindo, queremos ter um bem estar, queremos que todas as coisas que nos cerca e faz parte de nós estejam bem (e não tem nada de errado querer tudo isto), mas vincular tudo isto à questão de que se Deus é bom, ou não, isto sim está errado.
Mas então, Deus é bom?
SIM, Deus é bom.
Como Jesus Cristo mesmo disse: Ninguém é bom, a não ser Deus. (Marcos 10:18)
Se vc não consegue visualizar isto agora, espere e verá, e a certeza de que Ele é BOM virá e será clara aos seus olhos, pois Ele nunca deixará de ser bom só por causa de uma circunstância adversa.
Deus é BOM porque Ele é.
A falta de uma assistência na emergência, de uma bóia em alto mar, de um abrigo no deserto, de uma cura para a doença, de um milagre miraculoso, não tira de Deus sua bondade intrínseca.
O maior problema que vejo é que o ser humano deseja sempre "sentir", "ver", "tocar" e "apreciar" o BOM de Deus.
O ser humano quer tirar suas conclusões sobre Deus a partir do que ele pode ver e sentir.
Mas para concluir que Deus é bom, é só começar a caminhada do conhecimento da Graça, como Ele quer que seja, e a bondade dEle será tão repleta em sua vida que, mesmo estando no momento mais difícil da sua vida, vc não terá dúvida que Deus é bom.
E mais, vc transmitirá essa bondade divina por onde quer que for.
Creia, Deus é naturalmente BOM.